domingo, 2 de novembro de 2014

Segundo Workshop do TERESINA SUSTENTÁVEL 2014: Ação Centro reuniu especialistas em moradia e mobilidade urbana


O segundo encontro de trabalho do Teresina Sustentável 2014: ação centro aconteceu no dia 16 de outubro na sede do SINDILOJAS situada à rua Desembargador Freitas no centro de Teresina. 
Nesse momento os grupos de trabalho compostos por membros das instituições organizadoras do evento e convidados ouviram especialistas em mobilidade e moradia no centro, dando continuidade à proposta do Teresina Sustentável deste ano que saiu do formato de seminários e se transformou em três workshop's com a participação de palestrantes especialistas em algum dos eixos definidos para ação central, qual sejam: mobilidade urbana, moradia, corredor cultural e economia criativa. 

Do segundo workshop participou Ricardo Correia, especialista em mobilidade urbana, sócio-fundador e coordenador da TC Urbes, empresa que desenvolve planos e projetos de humanização de cidades em todo o território nacional e que faz parte do grupo que representou o Brasil na 5ª Bienal de Roterdã em 2012, na Holanda. Ricardo  é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP-SP e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP. É coautor do livro A bicicleta e as cidades  e ainda criador da bicicleta urbana, desenvolvida especial mente para as cidades brasileiras. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais, como a Clinton Foundation e a Rede Nossa São Paulo. 

Além de Ricardo Correia, o evento contou com a participação de Evelyne Labanca que falou sobre moradia nos centros urbanos. Evelyne é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Conservação Integrada Urbana e Territorial, Mestre em Desenvolvimento Urbano e Doutoranda em Desenvolvimento Urbano e  possui experiência em planejamento, programas e projetos de infraestrutura com intervenções  físicas e sociais integradas, reassentamento, projetos de financiamento internacional, planejamento urbano participativo, desenvolvimento local e territorial sustentável. Atualmente é Presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira.

Após as palestras os 4 grupos de trabalho que já haviam realizado o diagnóstico da região central de Teresina sobre cada uma das áreas, debateram propostas que possam sanar os pontos fracos e melhorar os pontos fortes do centro de Teresina, assim como, possam fazer frente  as ameaças e potencializar as oportunidades.

O resultado dos debates realizados pelos grupos de trabalho serão apresentados ao público em geral no terceiro encontro no dia 27 de novembro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário