quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Especialista debate a transformação de cidades em ambientes criativos


“Devemos transformar os problemas sociais em soluções, resgatando as peculiaridades de cada lugar, tornando o talento criativo das pessoas em diferencial”, ressaltou Ana Carla Fonseca, doutora em Arquitetura e Urbanismo, durante a palestra de abertura do último workshop Teresina Sustentável 2014 – Ação Centro, realizado na manhã desta quinta-feira (27), no Metropolitan Hotel. O tema central do encontro deste ano foi “Cultura, Mobilidade, Moradia e Negócios integrados no mesmo lugar”.

Segundo Ana Carla, a Economia Criativa surge com mais força com o advento da globalização, em que as realizações sociais, empresariais e culturais, na maioria das vezes, partem do pressuposto financeiro. Daí a importância de fomentar o talento criativo das pessoas para que estas criem condições apropriadas e positivas no próprio ambiente em que vivem, evitando assim o fluxo migratório para as grandes cidades. Na oportunidade, a palestrante mostrou exemplos de cidades criativas que conseguiram reaproveitar espaços antes abandonados ou subaproveitados, tornando-os em atrativo para moradores e visitantes.  


“Acreditamos que as pessoas podem viver de forma criativa com aquilo que fazem, reinventando a lógica dos negócios existentes, partindo do melhor aproveitamento dos recursos ambientais. Nesse contexto, a cultura vai despontar como um ponto chave para o fortalecimento das indústrias criativas, causando assim grandes impactos nos setores tradicionais”, ressalta Ana Carla Fonseca, que é diretora da Garimpo Soluções Criativas em São Paulo.

Durante a abertura do evento formaram a mesa de honra o presidente do Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), Eduardo Pereira, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Piauí (CAU-PI), Sanderlan Ribeiro, a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Piauí (IAB-PI), Nícia Formiga, bem como Olavo Brás, secretário municipal de Economia Criativa da Prefeitura de Teresina, na oportunidade representando o prefeito Firmino Filho.


“Esse é um momento muito importante para todos que vivem em Teresina, pois as temáticas sustentáveis se tornaram centrais, ganhando cada vez mais espaço as ações voltadas para a economia criativa e solidária nas cidades. Acreditamos que através dessas discussões poderemos contribuir para transformar o Centro de Teresina, tornando-o viável economicamente, porém sem esquecer de deixar o espaço agradável para aqueles que ali vivem”, explica Olavo Brás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário