quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PARA PENSAR O CENTRO DE TERESINA

Foto com os créditos do autor e disponível no site:www.skyscrapercity.com

                                                                                                  Ana Regina Rêgo 

                No dia 27 de novembro o evento Teresina Sustentável terá seu terceiro encontro/workshop este ano.  O intuito é fechar o ciclo de palestras e debates sobre o centro da cidade, apresentando propostas concretas e viáveis para que se melhore a convivência entre o cidadão e a área central da cidade que deve passar a ser um lugar aprazível para se visitar, para se fazer compras, para se trabalhar e para se viver. O evento que é GRATUITO e aberto ao público, acontece no Metropolitan Hotel, situado na avenida Frei Serafim, durante todo o dia.
            Vale lembrar que desde 2011 que três instituições do terceiro setor, a saber: Instituto de Comunicação e Cultura- ICC, Instituto dos Arquitetos do Brasil- IAB-PI e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo-CAU-PI realizam um evento denominado Teresina Sustentável com o objetivo de promover e provocar discussões que possam trazer mudanças nas políticas públicas relacionadas ao urbanismo, à moradia, a mobilidade urbana, ao paisagismo no espaço público e  à conservação do patrimônio histórico, assim como do patrimônio natural, rios e matas, dentre outros temas. Por outro lado, o objetivo  é ainda, tentar construir novos hábitos de convivência social que sejam mais favoráveis a nossa sociedade estabelecendo uma melhor convivência com o clima e com trânsito, por exemplo.
            Em 2014 os organizadores resolveram mudar o formato do evento e em vez de realizarem uma única conferência em dois dias com palestrantes de todo o país, resolveram realizar três encontros seguidos de workshops em que grupos de trabalho com temas previamente determinados passaram a debater o centro da cidade de Teresina, considerando os inúmeros problemas que podemos detectar em um simples passeio por suas ruas.
            Portanto, o Teresina Sustentável deste ano se denomina AÇÃO CENTRO e se transferiu efetivamente para o centro da cidade. O primeiro encontro/workshop aconteceu em agosto no auditório do Sindilojas, com palestras que visavam trabalhar dois aspectos iniciais que seriam abordados pelos grupos de trabalho. A primeira palestra daquele momento foi sobre o centro de Teresina, as dificuldades de mobilidade, o patrimônio histórico preservado e não preservado, as intervenções comerciais que escondem a história e a memória da cidade, dentre outros aspectos levantados pela Arquiteta e Mestre Luciene Cardoso. A segunda palestra foi sobre Cidade como um projeto de cultura, realizada por mim, a partir de temáticas que venho desenvolvendo e abordando nesta coluna deste 2011. Na ocasião, os quatro grupos de trabalho, a saber: CORREDOR CULTURAL, ECONOMIA CRIATIVA, MOBILIDADE URBANA e, por último, MORADIA NO CENTRO,  municiados pelas informações recebidas nas palestras e observando o espaço central, fizeram um primeiro diagnóstico da área central, cada um a partir do seu escopo de análise, mas que terminaram em muitos momentos convergindo em questões problemáticas no diagnóstico e até mesmo em potencialidades identificadas.
            O segundo workshop aconteceu em outubro também no auditório do Sindilojas e teve como objetivo o aprofundamento do debate sobre mobilidade urbana e moradia em áreas centrais de grandes cidades. Na ocasião Ricardo Correia, especialista em mobilidade urbana e sócio fundador e coordenador da TC Urbes, empresa que desenvolve planos e projetos de humanização de cidades em todo o território nacional falou sobre a temática abordando sua experiência nas grandes cidades brasileiras. Logo depois a Arquiteta e Urbanista e atualmente doutoranda em Desenvolvimento Urbano, Evelyne Labanca falou sobre sua experiência em projetos de moradia nos centros urbanos. 
            No segundo encontro, os grupos de trabalho esboçaram as primeiras ideias para potencializar os pontos fortes e minimizar os problemas, assim como, aproveitar melhor as oportunidades e neutralizar as ameaças. Essas ideias iniciais serão apresentadas no terceiro encontro este mês de novembro para que sejam debatidas com o participantes do evento e, se possível, aperfeiçoadas.
          Como dito, o terceiro encontro acontece no dia 27 de novembro no Metropolitan Hotel e a exemplo dos dois anteriores é gratuito e tem acesso livre, contudo, as pessoas que desejam receber certificado devem se escrever através do email do evento.  Para o último momento estão previstas duas palestras, a primeira de Ana Carla Fonseca Reis sobre Economia Criativa.
Ana Carla Fonseca é Economista e Administradora, possui MBA em Administração e é doutora em Arquitetura em Urbanismo e tem se dedicado ao tema da economia criativa e trabalhado com a temática de cidades criativas. Além disso é consultora da UNESCO e de inúmeras instituições sempre em temáticas correlatas.Autora de vários livros inclusive Cidades Criativas e  Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável.
         Além de Ana Carla Fonseca está prevista a vinda do catalão  Josep Maria Canyelles que é especialista em Responsabilidade Global, Reputação Corpativa e Territórios socialmente responsáveis e deverá nos falar exatamente sobre territórios/cidades responsáveis do ponto de vista social.
 Maiores informações podem ser conseguidas no blog: http://teresinasustentavel2011.blogspot.com.br/ , ou na fan page no Facebook: Teresina Sustentável , já as inscrições devem ser enviadas para o email: teresinasustentavel@gmail.com até o dia 25 de novembro com as informações: _ nome, instituição, se é profissional ou estudante, qual a área de formação e os contatos de email e telefone.
            Lembrando que o evento é gratuito, portanto, venha participar e contribuir para uma Teresina cada vez melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário