terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ruan e Lúcia Mascaró apresentam princípios para uma Teresina Sustentável


Após três anos da criação do projeto Teresina Sustentável, em que especialistas em sustentabilidade de todo o país e do mundo se reuniram para debater soluções sustentáveis para a capital piauiense, as ideias foram compiladas em uma Carta, que foi entregue ao prefeito da cidade, Firmino Filho. A entrega e discussão simbólica dos princípios que compõem a carta foram apresentados durante a abertura da III edição do evento, no dia 13 de novembro, no Gran Hotel Arrey.

Na oportunidade, a arquiteta Lúcia Mascaró explicou alguns dos princípios ideais a serem adotados para um crescimento mais sustentável de Teresina, como a adoção de um transporte urbano eficiente, interligando as cidades via ferrovias, combinados com o uso das bicicletas, além de privilegiar os transportes de massa. O abastecimento de água também foi citado, devendo ser pensado como um sistema fechado, em que a água utilizada deve ser reaproveitada em outras atividades.


“Crescer só interessa com a manutenção da qualidade de vida, que é consequência de ações como a preservação do ar, do solo e da água, buscando soluções viáveis para o desenvolvimento das cidades”, explica Lúcia Mascaró, acrescentando mais alguns itens à lista de soluções sustentáveis para a capital, a saber: tratamento do lixo urbano, que pode ser feito via coleta seletiva e o plano de arborização integrado com o plano de iluminação pública, aproveitando, por exemplo, a sombra das copas das árvores.

Modelos de coberturas e muros verdes também foram apresentados como forma de reduzir os efeitos das altas temperaturas urbanas, proporcionando uma sensação térmica mais agradável aos moradores de Teresina. “Antigamente, as grandes cidades eram patrimônios invejáveis. No entanto, o crescimento desordenado das metrópoles as tornou em lugares indesejáveis, devido aos graves problemas que passaram a reunir, a exemplo do trânsito caótico, altos índices de poluição, entre outras características que as configuram como altamente insustentáveis. Foi um crescimento que fez desaparecer o meio ambiente natural”, ressalta o engenheiro argentino Juan Mascaró.


O Teresina Sustentável foi pensado e organizado pelo Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PI) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário