segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ESPECIALISTAS CRITICAM POLUIÇÃO DOS RIOS EM TERESINA

A gradativa expansão dos aguapés nos rios Poti e Parnaíba, que cortam a cidade de Teresina, é motivo de preocupação entre estudiosos das questões ambientais, bem como para os moradores da capital piauiense. Isto porque, a proliferação do aguapé é resultado dos altos níveis de poluição pelos quais o rio está submetido atualmente, resultando na dizimação da fauna presente no rio. Tais críticas foram alguns dos temas levantados durante a abertura da III edição do Teresina Sustentável, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro, no Gran Hotel Arrey.


Segundo Eduardo Pereira, presidente do Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), os debates propostos ao longo dos três anos de evento visam transformar Teresina em uma cidade mais confortável e viável para se viver. “É justamente essa perspectiva de futuro que merece um olhar diferenciado dos nossos especialistas, tornando a cidade mais sustentável. Os nossos rios, por exemplo, sofrem todos os dias por conta da poluição, que se alastra de forma cada vez mais veloz, sendo mais um motivo para fortalecermos essa luta pela sustentabilidade”, defende.

Na oportunidade, o prefeito Firmino Filho recebeu uma carta, na qual continha soluções sustentáveis para as construções urbanas da capital, tornando-a mais agradável e viável para seus habitantes e visitantes. Os estudos são resultado de vários encontros por parte dos palestrantes convidados pelo evento, que ao longo dos últimos anos conheceram a realidade local e suas deficiências no quesito da sustentabilidade.

Todos os palestrantes do evento 

Para o prefeito, a provocação de uma agenda que debata questões voltadas à preservação do meio ambiente é de suma importância, tendo em vista que a preservação dos recursos naturais se tornou uma necessidade urgente para todas as cidades e Estados do mundo. “O crescimento do país se deu de forma acelerada nos últimos anos, resultando numa expansão baseada numa infraestrutura precária. Cada vez mais a cidade se vê rodeada de carros, em que as pessoas gastam mais tempo para ir ao trabalho e voltar para casa. Daí a nossa preocupação de por em prática um plano de transportes com integração de ciclovias, corredor exclusivo para ônibus e privilégio dos transportes de massa”, enumera Firmino Filho.

Também compunham a mesa de honra durante a abertura do evento Sanderland Ribeiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), Nícia Formiga, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PI) e André Canuto, presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Teresina (Sinduscon).


Um comentário:

  1. É somente preocupação e mais preocupação... É necessário fazer algo, e não é dificil, é possível, é viável, é necessário, é urgente!
    http://cienciadearte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir